Oficinas » Teatro

09 out 11

Oficina de “Dança-Teatro do Boi-de-Mamão”, ministrada pelo Arreda Boi, é uma das ações do Projeto 7 Criativo do Instituto 3 Vermelho.

Essa oficina aconteceu no Conselho Comunitário da Barra da Lagoa, às quartas-feiras, de  18:30 às 20:30h, em 2014.

O que: Oficina de “Dança-Teatro do Boi-de-Mamão”

Onde: Conselho Comunitário da Barra da Lagoa, Rua Julio Cantalício Gonçalves, 125

Quando: Quartas-feiras

Horário: 18:30 às 20:30h

Veja + informações sobre o Projeto 7 Criativo

 

Sobre as oficinas de teatro

O Boi de Mamão tem sido brincado e praticado, ultimamente, de forma mais pedagógica e junto ao público infantil, como forma de manter viva esta expressão popular da região, que vem pouco a pouco desaparecendo do cenário cultural, principalmente em razão da globalização midiática e cultural. Dessa forma, a brincadeira “original” foi aos poucos se tornando mais uma apresentação pública, como esforço de resistência, do que uma brincadeira que contém em si um jogo entre os participantes. As oficinas buscam, por sua vez, um resgate desse jogo inerente à brincadeira. Os jogos teatrais, por meio do envolvimento do grupo, desenvolvem a liberdade pessoal dentro de regras estabelecidas; são baseados em problemas a serem solucionados. O problema a ser resolvido é o objeto do jogo, que proporciona o “foco”. As regras do jogo teatral incluem a estrutura dramática (Onde, Quem, O que?) e o objeto (Foco), mais o acordo de grupo.

Clique aqui para acessar aulas e ensaios do grupo.

Fotos abaixo: O grupo nos jogos do/a presidente/a e de tirar o poder da cadeira (2011).

>> Teatro Fórum do Boi

Release:

“Trata-se de um espetáculo que relaciona a tradição do Boi de Mamão com o Teatro Fórum de Augusto Boal. A oposição entre opressor e oprimido, típica do Teatro do Oprimido, é aqui desenvolvida a partir da relação entre os personagens Vaqueiro (empregado) e  Mateus (patrão).  A trama, que tem como foco relações de exploração entre patrão e empregado, foi desenvolvida com um grupo de crianças e jovens da Barra da Lagoa, que também são integrantes do Boi de Mamão. A ressurreição do boi, característica da brincadeira do Boi de Mamão, aqui depende da participação do público no fórum, aberto no final da apresentação, coordenado pelo curinga, que solicita do público alternativas para evitar a demissão do Vaqueiro. A música do espetáculo, que inclui algumas cantigas tradicionais vinculadas ao Boi de Mamão e composições próprias do grupo, é feita ao vivo, incluindo instrumentos percussivos e melódicos e cantadores adultos numa formação que alia músicos profissionais e pessoas da comunidade da Barra da Lagoa. A representação assume características lúdicas que somadas às cenas dançadas contribuem para uma abordagem inusitada do tema.” (Márcia Pompêo Nogueira)

Apresentações:

[Contato para a realização de oficinas:  Nado Gonçalves // (48)8408-4161.]

 

[Atualização: RenatA. B.]

Logos Patrocinadores