Notícias», Projetos » Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entra Cavalo Marinho e Boi-de-Mamão

21 fev 15

Projeto promove intercâmbio entre grupos de tradições populares de SC e PE

Manifestações de Boi de Mamão e Cavalo Marinho trocam oficinas e apresentações típicas da cultura de cada estado nos meses de setembro e novembro

Os grupos Arréda Boi, da Barra da Lagoa, e Cavalo Marinho Estrela Brilhante, de Condado (PE), iniciaram um intercâmbio cultural na última semana [a partir do dia 10/09/14]. O encontro é promovido pelo projeto Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entre Cavalo Marinho e Boi de Mamão com a intenção de fortalecer as tradições populares de cada região através da troca de saberes entre os seus brincantes.

O projeto será realizado em duas etapas. Na primeira, iniciada em 10 de setembro, três integrantes do Estrela Brilhante chegaram em Florianópolis para ministrar oficinas de dança, música e confecção de material do Cavalo Marinho para o Arréda Boi. No final do mês, o grupo completo de 19 integrantes chega a cidade para o encerramento desta etapa com apresentações públicas com o Arréda Boi na Barra da Lagoa. Estas acontecem no dia 25 (quinta-feira) na Escola Municipal da Barra da Lagoa e no dia 26 (sexta-feira) na Praça dos Pescadores*. A segunda parte do projeto será realizada no mês de novembro com a ida do Arréda para Condado e Recife.

Uma cultura popular forte é uma fonte de alegria e criação de identidade de um povo. Em Florianópolis houve um processo de repressão na década de sessenta ao boi de mamão que quase extinguiu esta tradição. Hoje o Ponto de Cultura Arréda Boi é um foco de resistência que mantém a tradição acesa há 20 anos formando novas gerações para a brincadeira do boi. O Cavalo Marinho também apresenta perder força nas últimas décadas. Como o Arréda, o Estrela Brilhante é um brinquedo que trabalha com muita força para formar as novas gerações.

Incentivado pelo Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), o projeto propõe uma outra forma de fortalecer as manifestações populares. Busca-se valorizar o espaço da brincadeira e da convivência, essenciais para manter viva a tradição. Através do convívio com brincantes de outra região aprende-se mais sobre a própria, ressuscitando aspectos antigos e, através do olhar do outro, aprendendo a valorizar o que temos.