Aula, no dia 17/03/12

Nesta aula, o combinado era começarmos pela oficina de canto. Mas, antes, aquecemos um pouco o corpo, misturando exercícios e brincadeiras. Entre nós estava Dona Santinha, que havia retornado às atividades do grupo. Retorno esse muito comemorado por nós. Amigos/as novos/as também apareceram para ver e participar do ensaio. Caso do amiguinho que aparece nas fotos com sua bernuncinha.

Do aquecimento ao canto… A Amanda Gonçalves fez um quadrado grande e ali demarcamos o espaço da aula e das atividades. Começamos com aquele exercício em que trememos os lábios fazendo buuuuuuu, ou a língua, fazendo trrrrrrrrrrr. A proposta era caminharmos fazendo esses sons, atentos ao comando da Eva que, de repente, pedia para fazermos formações como cruz, quadrado, círculo e peixe. Tínhamos que ficar ligados em quem estava do nosso lado para que, quando a mesma formação fosse solicitada, pudéssemos ficar ao lado das mesmas pessoas. Um desafio e tanto! Era preciso muita atenção. O objetivo era praticarmos a formação coral, criando o hábito de nos juntarmos rapidamente e cantarmos bem juntinhos.

Depois desse exercício, cantamos um bocado de música do boi na formação coral, que tanto ensaiamos por meio da brincadeira acima. A Eva e uma criança (havia revezamento entre as crianças) cantavam e os demais respondiam. O Paulo acompanhava com o violão. Chegamos a fazer variações: meninas cantando agudo e meninos, grave.

Depois fomos para as demais oficinas. Uma parte das crianças foi reformar os bonecos do Canto da Lagoa que nos foram emprestados e agora precisamos devolver. Outros foram para a percussão: instrumentos graves e agudos foram separados. Ainda houve aqueles que ficaram no violão.

Depois de tudo isto, reunimos todo mundo. Fizemos a formação coral, cantamos, acompanhados dos instrumentos. Boi (Iago), Mateus (Sávio) e vaqueiro (Duda e Nado) brincaram conosco.

No finalzinho, a Eva leu a carta que a Cleuza, nossa querida arredense, enviou para a gente, e que a  criançada respondeu. Abaixo estão essas pérolas…

Carta da Cleuza

Olá meus amiguinhos e amigos do Arreda!!

Estou em Curitiba como alguns já devem saber, me recuperando de uma cirurgia.
Mas o que quero contar não é isso. Quero contar o quanto todos vocês já fazem parte de mim.
O quanto sinto a falta de estar com vocês nos encontros de sábado e outros que por ventura não
consiga estar. Chego a sonhar (de verdade) com vocês. O Savio “claro” sempre é o que fala comigo nos sonhos.hehehe
Acordo e daqui de tão longe fico imaginando: Eles já devem estar acordando e se arrumando para ir no boi.
Agora já chegaram, já estão conversando, aquela conversa gostosa com o Nado que orienta como vão ser os trabalhos,
agora já estão começando….Que vontade de estar lá….. Já estão tocando, cantando…rindo…Que saudades!!!!!
Vocês alegram as minhas manhãs de sábado.
Obrigada Evinha por ter me apresentado á um grupo tão especial de pessoas, que não vou nominar aqui porque a lista é
grande, mas não posso deixar de agradecer ao Nado por esta oportunidade de engrandecimento do meu ser.
Amo todos vocês . Até o próximo sábado.

Beijo do tamanho de um coração de boi

Cleuza

Resposta da criançada escrita pela Eva

Mãe,
Li seu email no Arreda e todos ouviram com muita atenção e carinho, ao final até aplaudiram.

Já estava na hora de ir embora, mas mesmo assim teve um grupo de crianças que me cercou e falavam todos ao mesmo tempo: “diz que eu to com saudades”, “diz que é pra ela melhorar”, “diz que eu adorei a carta”.

Então a Renata sugeriu da gente te responder o email. Sentei com o Ruan que estava ansioso por te responder, também com o Sávio, naturalmente, a Mariana e ainda alguns outros passavam e diziam “diz que eu mandei um beijo” (a Duda foi uma).

Então eu só escrevi o que as crianças diziam.

Este recado o Ruan ditou pra mim: “Cleuza, A gente está com muita saudade um beijão da Duda, Ruan, Mariana, Amanda”.

Este foi o Sávio: “Eu gostei muito da carta que você mandou , to com muita saudades também e obrigado por me elogiar e eu te amo muito. Ass. Sávio”.

Depois o Ruan quis ditar um pouco mais e disse: “Tia, eu amo muito você , to com muita saudade, quero que você se recupere muito rápido, te amo muito muito muito muito. (Ruan)”

E por fim a Mariana: “Eu quero te dizer que eu espero que você fique bem, que você volte logo pra cá e que traga um presentinho pra mim. (pode ser uma pedra um bicho, qualquer um) beijos Mariana”.

E estes foram os porta-voz de um sentimento de todo o Arréda, todos com muita saudades, torcendo pela recuperação e te amando muito.

ps. Antes de eu ler seu recado, neste mesmo dia,  e como em todos os outros em que você não esteve, o Sávio já havia perguntado por você.

Um beijão saudoso

Da sua filha.

 

 

[Fotos pelo grupo. Texto: e atualização: RenatA. B.]

Logos Patrocinadores