Aula, no dia 12/05/12

Começamos a aula, em roda, aquecendo o corpo junto com o Nado, que conduziu o aquecimento em meio a brincadeiras.

Ou melhor, primeiro, nós nos apresentamos para amigos/as novos/as do Grupo Gira Couro, trazidos/as pela Ive Luna, que vieram cantar conosco. Na próxima semana, iremos nos apresentar na Barca dos Livros. Na apresentação do boi do Arreda, reuniremos os corais dos dois grupos: Arreda e Gira Couro.

Depois de tudo isto, fizemos um rápido aquecimento da voz, dirigido pela Eva. Tínhamos como objetivo passar todo o boi. Como é possível ver nas fotos abaixo, de um lado ficou o coro do Arreda e do Gira Couro e, de outro lado, a percussão. A Eva ficou no meio puxando a cantoria. Cedeu seu lugar para a Cleuza, sua mãe, na hora da música do Urubu. A Cleuza, por sua vez, cedeu seu lugar para o Moisés, que ficou muito à vontade no papel de cantador. Na percussão, nós também nos revesávamos. Os instrumentos passaram por muitas mãos. Os que ficavam sem os instrumentos assumiam outros papéis no coro, na brincadeira e até mesmo na função de fotógrafo.

Passaram pela brincadeira: Moisés (boi), Sávio (Mateus), Duda (vaqueira), Pedro (cachorro), Eva (urubu), Sonia (médica) e Nado (cavalinho); Pedro (cabra),  Sávio (Mateus), Mariana (vaqueira) e André (cavalinho). O cavalinho trotou com um neném montado no lombo. Neném também percussionista, que não largou o ovinho dado pela Cleuza.

Depois, vieram o urso, o macaco e a bernúncia. O Nado, na cabeça da bernúncia, conduziu várias crianças.  Sem o boneco, um segurava na cintura do outro e juntos, de modo sincronizado, simulavam o movimento do bicho. Os/as que eram engolidos pelos braços do Nado, que não paravam de abrir e fechar, como a boca da bernúncia, passavam por debaixo das pernas daqueles que estavam de corpo da bernúncia e iam para o final da fila, segurando na cintura de quem estivesse na frente.

Depois o Allan experimentou a maricota, que estava sem o vestido que foi para a lavanderia. Afinal, semana que vem temos duas apresentações: Tamar e Barca dos Livros. No final, na avaliação, o Allan disse que gostou muito de experimentar, de brincar na maricota, embora não soubesse se faria isto novamente.

Enfim, a bicharada.

Enquanto tudo isto acontecia, Eloi e Chico construíam a cabeça de outra bernúncia, utilizando bambu, em um cantinho. O André também ajudou. Trabalhavam sem tirar o olho da brincadeira.

Passado o boi, como havíamos planejado, fizemos uma breve avaliação. O Allan disse ter sido um ensaio muito produtivo. O Ronei sugeriu que o andamento mudasse conforme a música. A Ive sugeriu que a percussão tomasse a iniciativa de mudar o andamento e o coro acompanharia a mudança. Seria mais fácil.

Não paramos por aí. Fomos para o ensaio de percussão coordenado pelo Ronei. Terminamos com um “parabéns pra você” para a Amanda Gonçalves, que estava fazendo aniversário.

 

 

[Fotos pelo grupo. Texto e atualização: RenatA. B.]

Logos Patrocinadores