Notícias » IX Oficina Intensiva de Teatro (CEART/UDESC)

20 maio 12

No próximo final de semana, dias 26 e 27/05/2012 (sábado e domingo), vai acontecer a IX Oficina Intensiva de Teatro, no Centro de Artes da UDESC, das 9 às 17 horas. O evento existe desde 2004, e tem objetivos duplos: contribuir para a formação de grupos de teatro na comunidade e contribuir para a formação dos alunos do curso de Teatro do Centro de Artes da UDESC.

A inscrição no evento não é individual, todos os participantes precisam fazer parte de grupos existentes de teatro na comunidade. Este ano são os seguintes grupos/comunidades que participarão do evento: Cahcoalão/ da Tapera; Sonho de Criança/ de Ratones;  Arreda Boi/ da Barra da Lagoa, grupo de adultos/ do Canto da Lagoa, Barca dos Livros/ Lagoa da Conceição, grupo de teatro/ do Morro do Quilombo; participantes do estágio de teatro/ do Instituto Guga Kuerten; grupo de jovens/ do Teatro Adolpho Mello – São José; grupo da biblioteca Bilica/ do campeche, Ong Instituto Ilhas do Brasil/ Pântano do Sul. O total esperado é de 130 pessoas.

Na programação, os participantes circularão por 3 oficinas no sábado, e se aprofundarão em uma delas no domingo, culminando no compartilhamento dos resultados de cada oficina, no final da tarde de domingo. As oficinas oferecidas este ano são: Teatro Playback, por Clarice Steil Siewert;  Teatro de Bonecos, por Alex de Souza; Ato-ação – a construção da cena dramática a partir dos princípios de ação e reação, por Adriana Patrícia dos Santos (Drica); Contato Improvisação, por Ana Maria Alonso Krischke e Samuel Romão; Canto Comunitário, por Evanise Figueiredo de Oliveira; Commedia dell’Arte, por Cleber Pereira Borges. Estas duas últimas trabalharão no domingo de forma integrada.

No domingo pela manhã a programação inclui a apresentação do projeto Breath, um intercâmbio entre artistas e pessoas com deficiências da Inglaterra e da APAE/ Estação Dançar, que apresentarão cenas do trabalho que estão preparando para abertura da competição de velas, nos Jogos Olímpicos de Londres, em julho.

Todo o encontro será gratuito para os participantes, incluindo as oficinas, transporte e refeições, que são financiadas com verba do Edital de Extensão da UDESC.

A organização do evento é feita pelos membros do FOFA (Núcleo de Formação de Facilitadores em Teatro na Comunidade), sob a coordenação da professora Márcia Pompeo.

<http://www.ceart.udesc.br/noticias/ix-oficina-intensiva-de-teatro-ocorre-neste-final-de-semana-no-ceart>

Logos Patrocinadores