História

A Associação Cultural Arreda Boi teve início em 1994, na comunidade da Barra da Lagoa/Fpolis, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos/as, interessados/as na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local.

Desde 1994, o Arreda Boi foi assumindo um papel importante no cenário cultural da comunidade da Barra da Lagoa e da cidade de Florianópolis. Dentre as ações desenvolvidas, todas elas oferecidas gratuitamente, estão: oficinas de cantoria, percussão, construção de tambores, danças populares, teatro, construção de bonecos e renda de bilro; desfiles de carnaval com o bloco do boi do Arreda; Encontros de Boi de Mamão da Bacia da Lagoa; apresentações em festas populares; exposição do passo a passo da construção dos bonecos da brincadeira do boi de mamão (Edital de Apoio às Culturas 007/2012 – Cultura Popular).

Em sua história, estão também apresentações em outros estados: Encontro de Educação e Arte, Salvador, 1997; Simpósio Brasileiro de Percussão e Ação Social, Universidade Estadual de Campinas, 2000; Fome-Zero, Universidade Federal Fluminense, 2004. Muitas das ações supracitadas estão no escopo de projetos aprovados. Merece destaque o fato de, no ano de 2010, ter sido agraciada com o título de Ponto de Cultura (Programa Cultura Viva – Ministério da Cultura). Em 2012, o Arreda Boi aprovou o Projeto “Escola de Boi de Mamão: prática pedagógica da brincadeira do boi de mamão” (Financiado com recurso público oriundo do Edital de Apoio às Culturas de 2012 – Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis). Em 2013, realizou o Projeto “Arreda Boi de casa em casa”, contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – 2013 (Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina). Em 2014, assinou um contrato com a Fundação Franklin Cascaes (Prefeitura Municipal de Florianópolis), cujo objeto foram apresentações de Boi-de-Mamão em Florianópolis. Neste mesmo ano, ofereceu oficinas de Boi de Mamão: “Cantoria, Percussão e Músicas do Boi-de-Mamão” e “Dança-Teatro do Boi-de-Mamão”, no escopo do Projeto “7 Criativo” do Instituto 3 Vermelho. Participou também do Projeto “Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entre Cavalo Marinho e Boi de Mamão” (Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), intercâmbio entre o Arreda Boi e o Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Condado (PE), à convite do seu proponente João Tragtemberg: a primeira parte do projeto foi realizada em 2014 na Barra da Lagoa (Florianópolis) e a segunda, em 2015, em Condado e Recife (PE).

Para maiores detalhes, acessar os links “portfólio“, “oficinas” e “projetos“.

 

[Atualização: RenatA. B.]

Logos Patrocinadores